.

Com certeza você já ouviu falar nesses termos vinculados ao processo de emagrecimento, o envelhecimento, algumas doenças ou a prática de esportes. Será que os radicais livres são realmente grandes vilões 🤔? Qual a função dos antioxidantes? Será que “se um pouco de antioxidantes é bom, mais é melhor”? Calma lá! Você já vai entender!

Os radicais livres são essenciais para produção de energia na forma de ATP. Se você buscar na memória as aulas de colegial 🙈 talvez lembre que no final do ciclo de Krebs, a cadeia fosforilativa de elétrons é dependente da formação de radicais livres na forma de espécies reativas de oxigênio (EROs). O radical oxigênio doa elétrons possibilitando a produção de ATP, a forma que nosso corpo usa como energia para nos manter funcionando (rs). Além dessa, outras reações também tem a formação de radicais livres como produto. Ou seja, certa quantidade de radicais livres é essencial para a manutenção da vida.

Radicais Livres Antioxidantes Processo Oxidativo 02

Se você acompanha o blog, já sabe que o equilíbrio é a chave sempre! ✌️E nesse caso não é diferente: um pouco é bom, mas o estresse oxidativo devido ao excesso de radicais livres é prejudicial ao funcionamento do organismo em equilíbrio. Isso por que essas moléculas são instáveis e “brigam por elétrons”, podendo alterar outras moléculas com diversas consequências para o organismo. E nesse ponto entram os antioxidantes🙏🏼, que são compostos que estabilizam os radicais livres, neutralizando ou diminuindo os possíveis efeitos negativos. O lado bom é o fato de ser bem tranquilo incluir esses compostos antioxidantes no dia a dia de uma alimentação equilibrada, pois estão presentes em diversos vegetais e frutas, por exemplo, no açafrão, nas folhas verdes escuras, nas castanhas, nos chás e em especial nos alimentos de cor escura, como cacau, açaí, framboesa, jabuticaba, uva com casca, amora e beterraba. Lógico que nos alimentos orgânicos a concentração tende a ser ainda maior ❣️

Diversos fatores podem induzir ao estresse oxidativo, por exemplo, o consumo calórico excessivo (e o excesso de peso), processos inflamatórios, estresse emocional e a prática de esportes. No esporte, esse aumento na produção de radicais livres acontece basicamente devido ao aumento do gasto energético na forma de ATP. Mas não se assuste, ao avaliar prós e contras, os benefícios da prática de esportes valem tranquilamente o “custo-benefício” da maior produção de radicais livres ❤💪🏽.

Radicais Livres Antioxidantes Processo Oxidativo 07

Pois é! Para a maioria das pessoas é simples encontrar o equilíbrio incluindo alimentos de alto potencial antioxidante no dia a dia alimentar balanceado. Apenas em condições especiais algumas pessoas apresentam necessidade de complementar a alimentação com suplementos e fórmulas de antioxidantes  💊💊💊por tempo determinado, o que deve ser sempre orientado por nutricionista ou médico nutrólogo.  Aliás, vale destacar que o excesso de antioxidantes pode ter efeito oxidante e aumentar o estresse oxidativo 🙀! Pois é!! 

No entanto, essa sobrecarga não acontece através do consumo de alimentos fontes de nutrientes e compostos ativos de ação antioxidante, pois o organismo equilibra a absorção e utilização, mas o uso de fórmulas antioxidantes (cápsulas e complementos) sem orientação pode ter efeito negativo no organismo, com aumento do estresse oxidativo.

Autora: Karelin Cavallari

@nutrikarelincavallari

http://www.karelincavallari.com.br/

 

Comentários

Comentário

Used Tags :

Pri Kondo

Eu sou a Pri! Sou praticante de musculação há mais de 15 anos e minha história com esportes começou quando troquei as tardes de TV por atividades físicas variadas, já fiz capoeira, dança (das mais variadas) e atualmente sou apaixonada por pole dance. Por incrível que pareça, amo puxar um ferrinho ! Na minha trajetória, já passei por milhares de dietas...até que me dar conta, que a base da melhor alimentação está no equilíbrio mente, corpo e espírito! Meu processo de aprendizado me levou à consciência de que sou responsável em cuidar da nossa casa, nada mais que a Terra. A consequência desse processo foi a diminuição gradual do consumo de produtos de origem animal ! Assim como vocês estou no processo de aprendizado :) !

No comments yet

Feito com ❤

Pin It on Pinterest