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Olá! Sou a Coach Anna Paulla e vim responder algo que muitas pessoas já me perguntaram sobre AEJ e se devem ou não fazer. Então resolvi compartilhar aqui a MINHA opinião.

Minha resposta é sempre a mesma: Depende! “Mas por que depende?”. Perguntam-me novamente. Depende de alguns fatores. Você é treinado ou sedentário? Você se adapta bem a períodos de jejum ou se sente mal? Você está realmente disposta a diminuir seu percentual de gordura? Enfim, geralmente eu faço inúmeras perguntas (Sou dessas! Rsrsrs…).

       Nós Educadores Físicos, ao iniciar uma periodização do treinamento para nossos alunos levamos em consideração a sua individualidade biológica, com o AEJ não seria diferente. Nada deve ser generalizado.

  Nosso organismo tende a se manter em homeostase (equilíbrio) adaptando-se de forma rápida às demandas impostas a ele, assim o exercício aeróbico em jejum é uma forma de “quebrar” esse equilíbrio. O AEJ deve ser feito logo ao acordar e sem a ingestão de nenhum alimento. Você poderá ingerir água, café (sem adoçar!) ou algum termogênico. Mas lembre-se que ao ingerir glutamina, bcaa ou outro suplemento, você não estará mais em jejum e seu AEJ passará a ser somente um AE (Rsrsrs….). O jejum aumenta os níveis do homônimo do crescimento devido ao baixo nível de glicose sanguínea. O hormônio do crescimento possui ação no metabolismo e conversão da gordura em fonte energética. 

A duração deve ser entre 30 a 45 minutos com intensidade baixa (entre 50 a 60% da frequência cardíaca máxima). Após o término do AEJ seu organismo permanecerá utilizando a gordura como fonte de energia por pelo menos 30 minutos.

Há efetividade nesse tipo de exercício porque nosso nível de insulina está baixo e as gorduras são utilizadas como fonte de energia. Porém ao aumentar a intensidade do exercício você coloca em risco todo esse processo. Pois induzirá o organismo a utilizar a glicose (que já está em níveis baixos podendo chegar ao estado de hipoglicemia, causando náuseas, vômitos ou até desmaios. O mesmo pode ocorrer caso você não seja treinado.) promovendo a liberação dos hormônios glucagon (quebra o glicogênio hepático em forma de glicose e libera na corrente sanguínea) e cortisol (produz glicose com a degradação da proteína muscular) para aumentar a glicose e consequentemente haverá interferência na liberação de GH.

Se você for um indivíduo treinado em capacidade aeróbia, você vai utilizar a gordura como via energética com maior facilidade que uma pessoa sedentária. Ao se condicionar aerobiamente seu organismo apresenta maior eficiência em mobilizar a gordura dos adipócitos, transportar até o fígado, quebrar em ácidos graxos e triglicerídeos que levados até o músculo serão estocados e utilizados na conversão de energia no trabalho muscular.

Caso você nunca tenha feito este tipo de exercício, o ideal é que você comece de forma progressiva. Inicie com 10 minutos e depois vá aumentando de forma gradual. Nem todos se adaptam a prática de exercícios com o estômago vazio, então é fundamental ouvir o seu corpo, ele te dirá a forma certa de agir. Lembre-se que seu corpo é seu templo e você tem que cuidar muito bem dele.

Aerobico em Jejum 05

A meu ver o ideal é você melhorar seu condicionamento aeróbio para depois iniciar sua prática do AEJ. Mas caso você não leve sua alimentação a sério, de nada adiantará o seu esforço. Procure um nutricionista e mude sua alimentação para diminuir o seu percentual de gordura. O exercício físico irá potencializar os resultados, mas tudo dependerá da sua dedicação!

Lembrem-se que a prática de exercícios que auxiliem no aumento de sua massa muscular é fundamental! Pois quanto mais músculos você tiver (não fique com medo, você não precisa ser um fisiculturista se não quiser!) mais você irá ajudar o seu metabolismo a queimar gorduras. Mas isso eu explico em outro post!

Espero que eu tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas. Mas caso outras apareçam podem me perguntar!

http://www.womanlyfitness.com/

                                                                                                                     

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Pri Kondo

Eu sou a Pri! Sou praticante de musculação há mais de 15 anos e minha história com esportes começou quando troquei as tardes de TV por atividades físicas variadas, já fiz capoeira, dança (das mais variadas) e atualmente sou apaixonada por pole dance. Por incrível que pareça, amo puxar um ferrinho ! Na minha trajetória, já passei por milhares de dietas...até que me dar conta, que a base da melhor alimentação está no equilíbrio mente, corpo e espírito! Meu processo de aprendizado me levou à consciência de que sou responsável em cuidar da nossa casa, nada mais que a Terra. A consequência desse processo foi a diminuição gradual do consumo de produtos de origem animal ! Assim como vocês estou no processo de aprendizado :) !

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